UFPR: Sinditest-PR solicita antecipação do pagamento retroativo da progressão por mérito para evitar prejuízo aos TAEs

Nesta segunda-feira (16), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR) solicitou ao pró-reitor de gestão de pessoas da UFPR (PROGEPE), Douglas Ortiz Hamermuller a antecipação do pagamento retroativo da progressão por mérito.

No documento, o Sinditest-PR alertou também que, caso o pagamento retroativo seja realizado junto ao 13º salário, previsto para a folha de dezembro, muitos servidores poderão ser penalizados com uma alíquota maior de Imposto de Renda. “Isso ocorre porque a soma dos valores elevaria a base de cálculo do imposto, resultando em um desconto maior para os servidores, o que não é justo”, afirmou o coordenador de assuntos jurídicos e relações do trabalho, Ivandenir Pereira.

Diante dessa situação, o sindicato solicitou que o pagamento do retroativo seja antecipado para a folha de outubro, a ser paga em novembro, de modo a evitar prejuízos aos trabalhadores.