O Sinditest-PR realizou nesta quarta-feira (04) a assembleia geral, na sala 1, anexo B, do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR, com uma pauta voltada à defesa de direitos dos servidores técnico-administrativos em educação e empregados da EBSERH. A reunião teve ampla participação da base e incluiu informes gerais, deliberações sobre ações judiciais e a escolha de delegados para a próxima Plenária da FASUBRA.
Informes gerais e ações judiciais
Os participantes receberam atualizações sobre temas de interesse da categoria antes de avançar para a principal pauta do dia: a autorização para que a assessoria jurídica do sindicato, representada pelo escritório Advocacia & Consultoria Jurídica Dr. Paulo Henrique Vieira (OAB/PR 18.141), ingresse com uma série de ações judiciais. “Estamos aqui para assegurar que nenhum direito seja deixado de lado. O comprometimento do sindicato e da nossa assessoria jurídica é inegociável. Essas ações visam garantir o cumprimento de direitos e minimizar prejuízos financeiros sofridos pela categoria ao longo dos últimos anos”, afirmou Ivandenir Pereira, coordenador jurídico do sindicato.
As deliberações, amparadas pelo Estatuto do Sinditest-PR, abrangeram demandas importantes como:
– Diferenças de 28,86% para militares (ativos, inativos e pensionistas) que não acionaram judicialmente ou realizaram acordos administrativos com a União.
– PIS/PASEP: cobrança de diferenças.
– Hora ficta e hora noturna, conforme a Nota Técnica 35774/24.
– Adicional noturno: cobrança de diferenças e reflexos financeiros.
– Adicional de Plantão Hospitalar (APH): não incidência de PSS e execução das diferenças.
– Auxílio-transporte: cobranças retroativas de valores devidos.
– Abono permanência: identificação e execução de diferenças.
– PSS sobre 1/3 de férias e outras rubricas não incorporadas para aposentadoria.
– Horas extras para empregados da EBSERH, incluindo intervalos de 15 minutos.
– Questões relacionadas à insalubridade, periculosidade e adicional de raio X, considerando novos laudos e cortes recentes nos adicionais.
“Somos um grupo de trabalhadores unidos por um objetivo comum. Agora, vamos realizar a primeira ação coletiva da EBSERH. Por isso, é essencial que todos os trabalhadores tragam suas demandas, porque é na união que encontramos nossa força”, afirma Antonio Neris, coordenador do Sinditest-PR.
Delegados para a Plenária da FASUBRA
A assembleia também elegeu os delegados que representarão o Sinditest na Plenária da FASUBRA, nos dias 05 e 06 de dezembro. Este evento nacional reunirá representantes de sindicatos de todo o Brasil para discutir pautas gerais e organizar futuras mobilizações. Márcia Messias (aposentada) Lucas de Souza Ribeiro (UTFPR), Joel Rodrigues dos Santos (UFPR Palotina) e Janier Saulo Zeferino (CHC) foram os trabalhadores eleitos para acompanhar a plenária que acontece de forma virtual.
A assembleia foi transmitida pelo canal do Sinditest Live, no YouTube. Confira na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=sZfRLvwWtEc&t=4574s