A pesquisa será apresentada pela socióloga e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), Maria Helena Machado. Graduada em Ciências Sociais e mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente ela é pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Maria Helena também já foi diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Regulação em Saúde do Ministério da Saúde.
A pesquisa
A pesquisa está sendo realizada pela Fiocruz e traça o perfil de milhões de trabalhadoras e trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao novo Coronavírus, desempenhando funções técnicas e de apoio às equipes de Saúde em todo o país.
São técnicos e auxiliares de enfermagem, de farmácia e de análise laboratorial, maqueiros, funcionários da limpeza e conservação, motoristas de ambulância, agentes comunitários e outros profissionais que, mesmo integrados à intensa rotina dos hospitais, sofrem com a “invisibilidade” e por vezes passam despercebidos pela sociedade e até por colegas das próprias instituições onde trabalham.
Live “Trabalhadores Invisíveis da Saúde: Condições de Trabalho e Saúde Mental no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil”
Nesta quinta-feira (17 de junho), a partir das 19h
Transmissão pelo Facebook e Youtube do SindSaúde-PR
Fonte: SindSaúde-PR