“A resistência nos une, a luta nos liberta”. Este é o tema da manifestação do 8 março – Dia Internacional de Luta das Mulheres, em Curitiba. O Sinditest é uma das entidades que constroem a marcha e convida todas as trabalhadoras de sua base a endossarem os atos.
Temas como a Reforma da Previdência, salários igualitários e reforma trabalhista serão abordados em mensagens e cartazes. Violência doméstica, feminicídio e todos os tipos de opressão também são assuntos pautados para os atos programados.
Na capital, as atividades, organizadas pela Frente Feminista de Curitiba e Região Metropolitana, começam a partir das 12 horas. As trabalhadoras que compõem o Sindicato se concentram a partir das 16 horas na Praça Santos Andrade, com saída para a marcha prevista para às 18 horas.
No interior e litoral, coletivos feministas e movimentos sociais articulam manifestações locais para a data, considerada mundialmente uma das mais importantes para a luta e resistência das mulheres.
“Para nós mulheres trabalhadoras o 8 de março deste ano é o início da nossa luta contra a Reforma da Previdência. Além das pautas específicas sobre nós mulheres, lutar contra esse ataque do governo Bolsonaro deve mostrar o caminho da resistência pela classe trabalhadora. Esperamos que esse dia ajude a mobilizar também para o 22 de março, primeiro dia de luta unificado contra a Reforma da Previdência”, explica Mariane Siqueira, coordenadora de administração e finanças do Sindicato e integrante da Frente.
Ela completa: “Por isso, contamos com a participação em massa das servidoras da UFPR, UTFPR, Hospital de Clínicas e também da mulherada da UNILA e demais campi do interior. Avisem suas colegas de trabalho, suas amigas, suas famílias! Vamos fazer deste 8 de março um dia histórico de luta das mulheres!”.
Confira abaixo a programação completa para Curitiba:
8 Março | 2019
Praça Santos Andrade
Das 12h às 17h intervenções artísticas e culturais na Praça Santos Andrade
Saída da marcha a partir das 18 horas da Praça Santos Andrade