A série “Conheça a nossa categoria” continua a todo o vapor. A iniciativa, promovida pelo Sinditest em parceria com a CIS/UFPR, busca apresentar à comunidade acadêmica as diferentes ocupações e, desta forma, gerar empatia e solidariedade pelo trabalho desempenhado por diferentes membros da categoria das nossas instituições. Hoje, destacamos a trajetória de Sidney Lopes Sanchez Júnior, pedagogo na Universidade Federal do Paraná no Campus Avançado em Jandaia do Sul. Confira a entrevista realizada com ele nas linhas a seguir:
Qual é a sua formação profissional?
Sidney Lopes Sanchez Júnior: Sou pedagogo, Mestre em Ensino e Doutorando em Educação.
Quanto tempo você atua no cargo na Instituição?
Sidney Lopes Sanchez Júnior: Há 3 anos.
Como é a rotina na sua Unidade de lotação?
Sidney Lopes Sanchez Júnior: Desenvolvo trabalho de acolhimento aos estudantes dos cursos de graduação do Campus em Jandaia do Sul, bem como acompanhamento e orientações pedagógicas nas dificuldades e desafios do cotidiano acadêmico.
Atuo em uma Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis que faz a gestão de Políticas de Permanência de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, bem como enfrentamentos para que tais dificuldades sejam superadas.
O trabalho na UFPR Jandaia do Sul envolve a participação ativa em comissões administrativas e de cunho pedagógico para discussão e implementação de políticas de acolhimento, permanência e assistência aos estudantes dos cursos superiores.
Quais as principais atividades que no seu dia a dia são fonte de satisfação profissional e quais são as principais fontes de frustração?
Sidney Lopes Sanchez Júnior: Satisfação – Acolhimento, atendimento, orientações pedagógicas para estudantes, técnicos administrativos e docentes na tentativa de resolução de problemas pedagógicos no ambiente acadêmico.
Insatisfação: Demandas administrativas, com pouca ou nenhuma relação com atribuições do cargo.
Como sua função/atividades se relacionam com o cotidiano da instituição?
Sidney Lopes Sanchez Júnior: O ambiente universitário é diverso e multicultural, o que necessita de um olhar humano, pedagógico para compreender os desafios e pensar estratégias para enfrentar e superar as dificuldades da vida acadêmica.
Qual é a importância que você atribui ao desenvolvimento do seu trabalho?
Sidney Lopes Sanchez Júnior: O trabalho do Pedagogo na Universidade não se restringe apenas a função técnica administrativa, contudo, se faz importante pois é um profissional com ampla visão do ambiente escolar, dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento humano, o que permite pensar estratégias pedagógicas que podem potencializar aprendizagens e facilitar as relações interpessoais que envolvem questões administrativas e pedagógicas. A formação do Pedagogo permite sua atuação na gestão e na docência, de maneira que seu olhar pode ser mais sensível às necessidades dos estudantes e docentes universitários.
O Coordenador de Educação do Sinditest, Guilherme Ruthes, convida você a ler uma reflexão de Paulo Freire sobre a profissão de Pedagogo. Clique aqui e acesse o conteúdo.