A série “Conheça a nossa categoria”, promovida pelo Sinditest em parceria com a CIS/UFPR, destaca hoje a trajetória de uma pedagoga. Desde 2010, Renata Cristina da Costa Gotardo atua na UFPR no setor Palotina. Na entrevista abaixo, nossa colega explica como é a sua rotina de trabalho e fala sobre as alegrias e desafios da profissão. Confira!
Qual é a sua formação profissional?
Renata: Sou formada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UNIOESTE/Cascavel.
Quanto tempo você atua no cargo na Instituição?
Renata: Desde 18 de janeiro de 2010.
Como é a rotina na sua Unidade de lotação?
Renata: Nossa rotina na Unidade de Apoio Psicossocial em Palotina envolve principalmente os estudantes atendidos pelo PROBEM. No entanto, atendemos demandas de alunos, docentes e coordenações de curso.
O meu trabalho, especificamente, envolve acompanhar o rendimento acadêmico dos alunos assistidos pelo PROBEM, contribuindo para a organização de rotinas de estudos, além de atividades ligadas ao curso de graduação que frequentam. Outra face desse acompanhamento diz respeito ao auxílio em si e ao cumprimento do percentual mínimo de aprovação para permanência do estudante no programa.
Também sou responsável pela implementação do programa Tutoria Entre Pares, no Setor Palotina e pelo programa de Auxílio Pedagógico: Empréstimo de computadores.
Quais as principais atividades que no seu dia a dia são fonte de satisfação profissional e quais são as principais fontes de frustração?
Renata: Atender pessoas é sempre satisfatório e, ao mesmo tempo, frustrante. Muitas vezes, o meu trabalho faz a diferença: consigo auxiliar estudantes, dar encaminhamentos às suas demandas ou às demandas de docentes em relação a alguma situação específica. Quando isso acontece, é uma satisfação imensa. Além disso, ver estudantes que foram atendidos/as por mim e/ou pela nossa unidade se formarem, começarem a trabalhar, ingressarem no mestrado… tudo isso é muito satisfatório.
Por outro lado, nem sempre há sucesso. Há vários fatores que envolvem a trajetória de cada indivíduo e, por vezes, minha atuação profissional não surte resultados esperados. Quando um/uma estudante são excluídos do programa ou evadem, é sempre muito frustrante.
Como sua função/atividades se relacionam com o cotidiano da instituição?
Renata: O PROBEM garante que estudantes tenham condições de permanecer na instituição, através do auxílio financeiro que recebem. Uma das preocupações é que aqueles que recebem esse auxílio possam concluir a graduação no menor tempo possível, Assim, toda a equipe de Pedagogia da PRAE trabalha para que os e as estudantes cumpram essa caminhada.
Qual é a importância que você atribui ao desenvolvimento do seu trabalho?
Renata: Nosso trabalho é uma parte importante para que a conclusão do ensino superior pelos/as estudantes com fragilidade socioeconômica que acessam a universidade.
O Coordenador de Educação do Sinditest, Guilherme Ruthes, convida você a ler uma reflexão de Paulo Freire sobre a profissão de Pedagogo. Clique aqui e acesse o conteúdo.