Série ‘Conheça a nossa categoria’: Cássia Peres Martins, Técnica em Assuntos Educacionais na UTFPR Santa Helena

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Na edição de hoje da série “Conheça a nossa categoria” apresentamos a técnica em Assuntos Educacionais Cássia Peres Martins. Nossa colega, lotada no Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE) da UTFPR Santa Helena, atua há mais de seis anos na instituição. Conheça um pouco mais do dia a dia da profissional na entrevista a seguir, promovida pelo Sinditest em parceria com a CIS UFPR:

Qual é a sua formação profissional?

Cássia Peres Martins: Sou Graduada em Letras-Português, especialista em Língua, Literatura e Ensino, e mestra em Letras, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Quanto tempo você atua no cargo na Instituição?

Cássia Peres Martins: Estou atuando na UTFPR há 06 anos e cinco meses.

Como é a rotina na sua Unidade de lotação?

Cássia Peres Martins: Hoje em home office temos reuniões por webconferência quase todos os dias, vão compondo a semana reuniões das comissões locais, comissão de sistema quando represento o campus, reuniões das comissões locais e reuniões da equipe do setor. Atendo dois grupos de estudantes semanalmente, em um projeto sobre autorregulação da aprendizagem. Além disso, são demandas que chegam via e-mail, whatsApp, atendimentos ao público (estudantes e professores).

Quais as principais atividades que no seu dia a dia são fonte de satisfação profissional e quais são as principais fontes de frustração?

Cássia Peres Martins: Gosto muito de atender estudantes, estes encontros sobre autorregulação da aprendizagem, por exemplo, são muito satisfatórios. Gosto de organizar eventos para os estudantes, antes da pandemia promovia atividades culturais e palestras.

As extensas reuniões, que às vezes não servem para reais encaminhamentos, são realmente frustrantes, de todo modo são necessárias.

O que realmente me deixa frustrada é quando o trabalho desenvolvido por mim e pela equipe a qual faço parte não é respeitado, por exemplo: quando estamos organizando cronogramas de eventos com a devida antecedência e nos é solicitada alterações às vésperas, ou quando nos propomos a desenvolver ações necessárias como a recepção e ambientalização dos calouros, e nem mesmo as coordenações de curso dão o devido valor para a ação, às vezes parecem fazer pouco caso.

Como sua função/atividades se relacionam com o cotidiano da instituição?

Cássia Peres Martins: Atuo orientando estudantes, desde seu ingresso na universidade, atendendo futuros alunos com dúvidas sobre nosso edital, pois colaboro junto a Comissão de Análise de Renda dos candidatos cotistas. Oriento os estudantes sobre o edital de auxílio estudantil. Além disso, oriento os estudantes sobre a vida acadêmica, estudantes com dificuldades de gestar o tempo, dificuldades em eleger estratégias de estudos adequadas. Os estudantes têm o setor no qual atuo como um local para buscar apoio, meu trabalho está diretamente ligado ao atendimento.

Qual é a importância que você atribui ao desenvolvimento do seu trabalho?

Cássia Peres Martins: Atuo junto ao Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil, nosso setor desenvolve ações e atua na execução de editais e programas que visam o ingresso e a permanência dos estudantes. O trabalho do Núcleo é ligado ao combate à evasão dos estudantes, sem estudantes não há universidade.

Para  saber mais sobre a atuação dos Técnicos em Assuntos Educacionais clique aqui e leia o excelente texto de Walêska Dayse Dias de Sousa na UFTM.

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