Pauta Local UFPR – PLANO DE SAÚDE

Veja aqui como a Reitoria respondeu a questão sobre o plano de saúde. Resposta encaminhada via ofício SEI_6693205_Oficio_UFPR_Brasao_294

1. Implantação e efetivação de Plano de Saúde Institucional para servidores da ativa e aposentados da UFPR.

Resposta da Reitoria: Considerando o encerramento do contrato do plano de saúde do SINDITEST, o sindicato procurou a gestão para que esta intermediasse a celebração de novo convênio para a prestação desse serviço aos técnicos-administrativos da UFPR. Nesse sentido, demos início a uma série de prospecções junto às operadoras de plano de saúde conveniadas com o Governo Federal, e também a outras instituições. Há que se ressaltar que a UFPR já possui convênio firmado e vigente, via MEC, com a Qualicorp Administradora de Benefícios S/A, e com a Extramed Administradora de Benefícios S/A, as quais disponibilizam planos de saúde individuais para os servidores. Como primeira tratativa, solicitamos manifestação da UTFPR para convênio de participação no plano de saúde daquela instituição; até o presente momento, a UTFPR continua analisando a proposta. Paralelamente, solicitamos à All Care (que já possui convênio firmado com a UFPR via MEC) a precificação do plano de saúde que atenda o conjunto das Instituições Federais de Ensino Superior do Paraná; em resposta, o representante da empresa se disponibilizou a se reunir com o sindicato para apresentar a proposta. Também encaminhamos para análise jurídica a possibilidade de convênio entre a UFPR e a ASSEFAZ (Associação dos Servidores do Ministério da Fazenda), que recentemente assinou convênio com o MEC para disponibilizar seu plano de saúde aos servidores das IFES. Não obstante esses esforços para encontrar outras e novas possibilidades de planos de saúde que supram a necessidade dos servidores da UFPR — assegurando tanto a prestação de um serviço de qualidade quanto um preço competitivo com os praticados pelo mercado —, estamos consultando as administradores de benefícios com as quais já possuímos convênios firmados sobre a viabilidade de disponibilização de planos de saúde coletivos que atendam a demanda em questão.

Consideração SinditestPR – Uma resposta que cita uma longa e cansativa lista de intermediários dos planos que não explica de fato como a gestão tem se empenhado para resolver a demanda da base.

Ao contrário do que diz a gestão a demanda pela pauta do plano de saúde não é apenas uma demanda do Sindicato que procurou a gestão quando da tentativa da Unimed de encerrar o plano de Saúde. Essa é uma demanda antiga da base da UFPR veja o histórico que trouxemos, através de entrevista realizada com a  aposentada Neide Brun e que está disponível em https://www.sinditest.org.br/luta-antiga-implementacao-de-plano-de-saude-institucional-ainda-e-pauta-dos-taes-da-ufpr/

E nossa campanha “Reitor Cadê o plano de saúde?” continua vigente até que haja sensibilidade da gestão em procurar viabilidade de gerir seu próprio plano de saúde e concretizar a demanda histórica de todos os servidores TAEs e docentes da UFPR, quer da ativa, aposentados e pensionistas.