O Sinditest-PR repudia a declaração feita pela atriz Daniela Escobar, durante participação em um podcast. Durante a entrevista, a atriz comentou sobre a aparência de enfermeiras, as acusando de irem arrumadas ao trabalho para “catar médico”.
A postura de Daniela foi extremamente desrespeitosa e machista com as trabalhadoras da enfermagem, categoria que compõe a base do Sindicato. Manter cuidados de beleza é uma questão pessoal de autoestima e autocuidado, não sobre interesses e pretensões em relacionamentos com homens, e tampouco prejudica as relações de trabalho e funções que as profissionais desempenham nos hospitais.
As enfermeiras executam um serviço de qualidade e com todo o profissionalismo e cuidado que o trabalho com a saúde demanda. A fala de Daniela é desrespeitosa, pois reforça o machismo, sexualiza as mulheres e coloca em questão a competência profissional das enfermeiras,
No país, as trabalhadoras e trabalhadores de enfermagem já enfrentam uma forte desvalorização de sua profissão, com defasagem salarial, jornadas exaustivas e más condições de trabalho. Inclusive, a categoria foi fundamental para o enfrentamento da pandemia, colocando suas próprias vidas em risco para salvar outras vidas.
Portanto, não podemos admitir a propagação de ódio e mentiras sobre uma categoria tão importante para a manutenção da saúde pública, e que não condizem em nada com a realidade do serviço brasileiro. Todo apoio e solidariedade às enfermeiras!