Nota de esclarecimento: Diretoria do Sinditest-PR enfrenta divergências internas em meio à reorganização administrativa

Nos últimos meses, o Sinditest-PR tem enfrentado divergências internas durante um processo de ampla reorganização administrativa e financeira conduzido pela atual diretoria. Entre as principais ações estão o aumento das filiações sindicais, a busca por um atendimento jurídico eficiente, o resgate do patrimônio da entidade com a revitalização das sedes sociais e de praia, que estavam abandonadas há anos, além do corte de despesas desnecessárias e do fim de privilégios antes custeados com o dinheiro da categoria.

Essas mudanças necessárias geraram tensões dentro da direção, alimentadas pelo grupo político Travessia/PSOL, que continua a semear a discórdia em um momento que exige união e foco nas questões essenciais para a categoria. Mesmo com as discordâncias, a diretoria efetiva, presente diariamente na sede administrativa para atender filiadas e filiados, mantém o foco em restaurar o caráter social do sindicato e garantir a gestão responsável e transparente dos recursos da categoria.

A perda de antigos privilégios provocou reações. Alguns setores, incomodados com a eliminação de regalias que perduraram por gestões passadas, têm tentado retomar o controle a qualquer custo, de forma baixa, impedindo a comunicação entre o sindicato e os filiados. A tentativa de anulação de assembleias importantes, semeando confusão, tentando enfraquecer a nossa luta demonstra o receio de perder os benefícios que já tiveram.

A diretoria efetiva mantém o foco na construção coletiva e no resgate do sindicato como uma ferramenta de defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Com a necessidade de equilibrar as finanças e reorganizar as prioridades, o Sinditest-PR se posiciona contra o uso do sindicato como meio de benefícios pessoais ou de grupos que tenham interesses estranhos aos dos TAEs, reafirmando seu compromisso com a categoria.

A disputa interna reflete um momento de transformação dentro do sindicato, que busca restabelecer sua função essencial: proteger os direitos dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), com transparência e responsabilidade.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Atenciosamente,

Coordenação geral do Sinditest-PR