As diretorias da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) vêm a público manifestar sua solidariedade à direção eleita do SINDITEST-PR (gestão “Sempre na luta, junto com a categoria”), diante do recente episódio de violência política decorrente do embate judicial em torno das eleições para a diretoria da entidade, ocorrida no final de 2018.
A sede do SINDITEST-PR foi invadida por alguns membros de uma das chapas derrotadas, que alegam estar amparados por uma decisão judicial.
O episódio aumenta o clima de instabilidade que vem tomando conta da categoria e, assim, enfraquece a ação coletiva em um momento tão delicado pela qual passam as universidades públicas.
O conflito desencadeado por essa inaceitável ação de força desmotiva as servidoras e os servidores, gerando apreensão na categoria, afastando-a das lutas. O saldo disso é negativo para o conjunto da comunidade universitária das instituições onde o SINTEST-PR tem base (UFPR, UTFPR e Unila).
A APUFPR e o DCE vêm atuando para tentar construir um diálogo entre todos os grupos envolvidos, buscando uma saída que seja a menos traumática. Todavia, os representantes que se serviram desse ato que afronta os ditames básicos da ação sindical mostram-se insensíveis aos argumentos baseados no bom senso político e cívico.
As disputas políticas precisam ser resolvidas dentro dos espaços e dos momentos adequados.
Este momento exige união entre os trabalhadores e a compreensão de que não deve haver entre nós uma repetição do belicismo com o qual somos tratados pelos setores que pretendem nos destruir.
Diretorias da APUFPR e do DCE
Outubro de 2020