A maior delegação da história dos servidores técnico-administrativos do Paraná está presente no XXII CONFASUBRA, em Poços de Caldas (MG). Foram eleitos pelo Sinditest (UNILA, UTFPR, UFRP) 48 delegados (as) – que têm direito de voz e voto no Congresso – e cinco delegados (as)observadores (as).
Os próximos dias serão de intensos debates! Acompanhe no site e no Facebook do Sinditest!
Os grandes objetivos do Congresso são:
1) Eleger a Direção da FASUBRA, que terá mandato de dois anos;
2) Discutir, avaliar e deliberar encaminhamentos políticos, sobre temas de interesse da categoria dos Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais, aos quais deverão ser o norte de atuação da nova Direção.
Mesa de abertura do evento.
Resumo do 1º dia de Congresso – 04 de maio
Por Márcio Palmares
Centenas de delegadas e delegados de todo o país ainda aguardam o início do XXII CONFASUBRA. São 18h. O credenciamento começou na manhã deste 4 de maio.
Houve um “quebra-pau” na Comissão de Credenciamento. O PT e a CUT (“Ressignificar”) querem credenciar nada menos do que 102 delegad@s (do Centro Paula Souza, de São Paulo) desrespeitando o regimento do congresso.
Não tendo sido resolvido o impasse na Comissão, o PT ameaçou “explodir” o Congresso e tentou usar a força: os 102 delegados fizeram um desfile sobre o Plenário e “tomaram” a mesa por alguns minutos.
Esse congresso já reflete o isolamento do PT na sociedade. As correntes governistas estão em minoria pela primeira vez.
A Direção Nacional da FASUBRA está reunida agora para avaliar o que fará em relação ao “impasse”.
Na verdade, não era preciso reunir a Direção Nacional. A Comissão de Credenciamento deveria ser autônoma e a DS/Ressignificar deveria respeitar o regimento do Congresso, em vez de ameaçar a democracia com a força.