O que pensam os servidores de um hospital universitário federal quando seu local de trabalho passa a ser administrado por uma empresa de modelo privado? Este foi o questionamento feito pelo assistente social Josnei Luis Daneliu em seu artigo para o mestrado em Saúde Coletiva na UFPR.
O estudo “A percepção dos trabalhadores sobre o processo de trabalho em um Hospital Universitário Federal sob gestão de uma empresa estatal de direito privado”, que teve também a participação do professor Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque, do Departamento de Saúde Coletiva, é tema da reportagem especial do Sinditest-PR, que você pode conferir mais abaixo.
O artigo aborda as vivências de trabalhadores do hospital universitário da UFPR, o HC-UFPR, após a entrega da administração à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em um processo marcado pela violência policial e pela truculência do ex-reitor Zaki Akel.
Vinda com a promessa de melhorar a gestão hospitalar e solucionar os principais problemas enfrentados pelos servidores no local de trabalho, a Ebserh provocou justamente o contrário.
Através de pesquisa de campo com trabalhadores de nove setores do HC-UFPR, os pesquisadores descobriram um modelo gerencialista que em nada contribuiu para a melhoria do hospital. Na verdade, abriu portas para a precarização de um trabalho que deveria ser humanizado.
Problemas na interação entre antigos servidores do hospital e novos funcionários da Ebserh, falta de recursos para o atendimento médico e aplicação de metas são apenas alguns dos graves problemas relatados no artigo.
Para conhecer mais o estudo e entender como uma gestão de iniciativa privada pode desmoronar, em pouquíssimo tempo, um serviço público essencial para a população brasileira, assista a reportagem abaixo:
Impactos nos trabalhadores com a entrada da Ebserh no Hospital de Clínicas da UFPR
A história do HC-UFPR se divide entre antes e depois da Ebserh. Infelizmente, a mudança foi para pior. Essa tragédia pode acontecer às Ifes, por meio do Future-se. Assista essa reportagem especial do Sinditest-PR sobre o desmonte que ocorre no HC:
Posted by Sinditest-PR on Wednesday, September 25, 2019
Compartilhe essa informação. Assim como aconteceu com o Hospital das Clínicas da UFPR, as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) também estão ameaçadas pela invasão da administração privada – por meio das as Organizações Sociais (OS) –, caso o projeto Future-se seja implantado.
Fonte: Sinditest-PR