GT PCCTAE – REPOSICIONAMENTO DE APOSENTADOS

0

Em reunião nesta quinta-feira (07) membros da Fasubra e Sinasefe se reuniram com a área técnica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), onde a pauta central foi o reposicionamento dos aposentados cláusula nona, conforme previsto no Termo de 
Acordo 11/2024

A questão do reposicionamento dos aposentados do PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação) tem como foco dirimir as dificuldades e desafios enfrentados por esses profissionais do setor educacional.

Um dos pontos discutidos é a defasagem salarial dos aposentados desse plano, em contraste com os servidores da ativa. Essa disparidade tem sido motivo de insatisfação entre os aposentados, pois, com o passar dos anos, os reajustes em benefícios como o vale-alimentação, por exemplo, concedidos aos da ativa não têm sido estendidos aos aposentados na mesma proporção, o que impacta diretamente o poder de compra e o padrão de vida dessas pessoas. A questão é central para debates sobre justiça e valorização de quem dedicou anos ao serviço público na área educacional, mas que, ao se aposentar, enfrenta perdas significativas em termos de renda e benefícios.

Por isso é de fundamental importância todo o empenho para ser revisto o reposicionamento dos aposentados e pensionistas, quando da implantação do PCCTAE. Na reunião, os técnicos do MGI apontaram que serão revistas as posições ocupadas por cerca de 30.874 aposentados e pensionistas, entre dezembro de 2004 e março de 2005.

O MGI não divulgou as datas das próximas reuniões, mas o GT deveria finalizar seus estudos até dezembro deste ano.

por: Coordenação de Comunicação e Imprensa

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X