FUNDO DE GREVE – 2024

Em assembleia geral realizada no dia 28 de março de 2024, técnicas e técnicos administrativos em educação (TAEs) aprovaram, por ampla maioria, a organização do fundo de greve. Recentemente alguns trabalhadores da base do Sinditest-PR ficaram com dúvidas sobre a última parcela do desconto, a qual está prevista para acontecer no dia 1º de agosto. A questão é que o desconto programado para esta data se trata dos dias de greve do mês de junho/2024.

Veja abaixo na tabela os dias de paralisação e as datas de desconto:

Período de greve Data do desconto do fundo Percentual do desconto
11/março à 31/março Dia 1º de maio/2024 0,5%
01/abril à 30/abril Dia 1º de junho/2024 0,5%
01/maio à 31/maio Dia 1º de julho/2024 0,5%
01/junho à 01/julho Dia 1º de agosto/2024 0,5%

Os lançamentos após um mês do desconto do fundo de greve se devem porque a folha de pagamento para o desconto precisa ser encaminhada até o 10º dia de cada mês. Como a greve iniciou no dia 11 março, mesmo que fundo de greve fosse aprovado no primeiro dia da greve, não seria possível esse desconto cair no mês seguinte (abril), ficando consequentemente para o mês de maio/2024.

O fundo de greve é estabelecido por meio de uma contribuição de + 0,5% do vencimento básico dos TAEs filiados ao Sinditest-PR — o que corresponde a meia mensalidade sindical. E terá a sua última parcela a ser descontada no dia 1º de agosto, referente aos dias de greve do mês de junho/2024 e ao dia 1º de julho/2024, data em que foi encerrada a greve.

O fundo é um recurso financeiro destinado, exclusivamente, às ações, materiais e os demais custos da mobilização dos dias de greve, a fim de garantir a manutenção da luta das trabalhadoras e trabalhadores. Com a finalidade de promover a transparência no uso desse recurso, foi eleita em assembleia uma comissão específica que, em breve, fará a análise e prestação de contas dos gastos viabilizados pelo fundo de greve.

Este recurso foi essencial para termos um movimento paredista forte e que conseguiu muitas melhorias para o aprimoramento da carreira. Veja aqui  comparativo de conquistas das últimas grandes greves.

Só a luta fortalece a categoria!