Eleição on-line para a composição da nova reitoria da UFPR exclui funcionários do HC e TAEs aposentados

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest PR) vem a público manifestar sua profunda preocupação com as irregularidades ocorridas no processo de escolha do novo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A entidade critica a APUFPR por desviar as acusações de favorecimento aos docentes e por apoiar a votação on-line, já que esta modalidade de votação adotada para o pleito, exclui, na prática, mais de 3 mil funcionários do Complexo Hospital de Clínicas (CHC-UFPR), incluindo empregados públicos da EBSERH e técnico-administrativos do RJU, além de 2.800 técnicos-administrativos aposentados, prejudicando a participação de uma parcela significativa da comunidade acadêmica.

Outro ponto questionado pelo Sinditest PR é sobre a definição de datas inadequadas para a votação, marcadas para 10 e 11 de setembro, logo após o retorno das aulas, previsto para 2 de setembro. Para o Sinditest PR, a escolha dos dias limita o período de campanha para os estudantes, que são o maior grupo eleitoral, com mais de 25 mil integrantes. Com apenas uma semana de campanha disponível, a participação estudantil, essencial para a legitimidade do processo, estaria seriamente comprometida.

Por fim, o Sinditest-PR reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos de todos os trabalhadores da UFPR e a busca por um processo democrático, justo e transparente na escolha da nova administração da universidade.