O Museu Paranaense, localizado na Rua R. Kellers, no Centro Histórico de Curitiba, está de aniversário neste mês de setembro. São 145 anos de história e de promoção da cultura e dos artistas paranaenses. O Mupa é o terceiro museu mais antigo do país e conta com cerca de 800 mil itens em seu acervo. Para celebrar este momento tão importante, o museu conta com uma programação especial aberta para todos os públicos.
25 de setembro Lançamento do Web Aplicativo
O Museu Paranaense conta com uma significativa área externa e pensando em promover uma ferramenta focada no contato com a natureza e na preservação dos insetos e das espécies vegetais do jardim, o museu lança no próximo sábado o app Jardim do Museu Paranaense.
30 de setembro Palestras sobre representatividade negra
Na próxima quinta (30), às 19h, será realizada a mesa-redonda “Acervos Afro-Diaspóricos, Decolonialidade e Museus histórico-antropológicos: restituição, exposição e outras discussões”, para discutir a respeito das representações afro-brasileiras em museus nacionais e internacionais. A próxima mesa, intitulada “Representatividade negra nos museus: silenciamentos, questionamentos e reinvenções”, acontece em outubro e levanta o debate sobre a racialização dos museus e dos acervos.
Até 30 de setembro Visitas mediadas
Até a próxima quinta-feira é possível participar de visitas mediadas à exposição Ephemera/Perpétua. As visitas contam com dinâmicas em pequenos grupos, mediante agendamento prévio.
Outubro Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica do Paraná
A celebração do aniversário do museu continua até o próximo mês, com apresentações no jardim do Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica do Paraná.