Que tal assistir filmes de graça e ainda aprender um pouco sobre o cinema e a cultura nacional? O Sindicato separou três dicas para você conferir na Cinemateca de Curitiba nos próximos dias! No entanto, sempre fique atento às medidas de proteção: uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social. Se apresentar algum sintoma, fique em casa!
Macunaíma, 19/02 – 16h
Macunaíma é um romance modernista de Mario de Andrade e retrata a história da formação do Brasil através da trajetória de Macunaíma, o “herói sem caráter”. Com direção de Joaquim Pedro de Andrade, a adaptação da obra contou com a participação de Grande Otelo, Milton Gonçalves, Dina Sfat e Joana Fomm.
Deus e o Diabo na Terra do Sol, 20/02 – 16h
O filme de Glauber Rocha, um dos maiores nomes do cinema brasileiro, é uma obra do período cinematográfico Cinema Novo (décadas de 60 e 70). O filme retrata questões ainda presentes no país como lutas agrárias e ataques de latifundiários.
O Legado do Pirata Zulmiro, 08 e 09/03 – 19h
O filme conta a história da personalidade folclórica de Curitiba, o Pirata Zulmiro. Ele era um cidadão irlandês que buscou refúgio na cidade em meados do século XIX e, supostamente, escondeu um tesouro em uma ilha remota.
Cinemateca de Curitiba Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco Telefone (41) 3321-3252