Confira o que aconteceu no GT de Aposentados – Agosto/2024 (Reposicionamento e RSC conquistas da Greve)

Aconteceu nesta quarta-feira (14) o encontro mensal do GT de aposentadas, aposentados e pensionistas.

O encontro é  organizado com empenho pelas coordenadoras – Cida (Maria Aparecida de Oliveira) e  Luísa Fanes – e é pensado com carinho para promover momentos de reencontro com amigos e repassar importantes informações sobre temas essenciais como: as ações que correm no jurídico, as negociações do plano de saúde para a UFPR e os futuros ajustes na carreira após a greve.

Para o próximo ano temos assegurado o reajuste salarial de 9% no vencimento (veja aqui a tabela de aumento salarial) tanto para os da ativa como aposentados. Estão em discussão  o acordo sobre o reposicionamento dos aposentados ver Termo de Acordo nº 11-2024 – TAE entre Fasubra e o governo federal e também o RSC.

Reposicionamento – “clausula nona – O reposicionamento dos aposentados, por ocasião da criação do PCCTAE, e que foram enquadrados considerando o tempo de serviço público federal, será tratado em GT no MGI/MEC e CNS, com a participação das entidades representativas, para análise e levantamento de impacto, no período entre agosto e dezembro de 2024. Em se constatando a viabilidade, a medida será implantada em 2025.”

Quando da implantação do PCCTAE em 2005 o Governo/Planejamento e MEC não adotaram o encaminhamento da transposição da situação na carreira PUCRCE (onde o tempo de serviço averbado levava em conta também o tempo de trabalhado fora do serviço público) para o PCCTAE. Assim, muitos aposentados ou que estavam para se aposentar, já estando no final da carreira passaram para o PCCTAE só levando em conta o tempo de serviço público federal e acabaram posicionados no meio da carreira, a um 1/3 da carreira etc. O prejuízo em termos financeiros é considerável, visto que quem atingiu o final da carreira já estava melhor remunerado para a aposentadoria. Durante a greve conseguimos no termo de acordo, conforme cláusula 9 acima, esse compromisso de rever esta situação e reposicionar os aposentados.

RSC – Nossos representantes discutem junto ao MEC a concessão de reconhecimento de saberes e competências  (RSC). Implementar o RSC para aposentados será mais complexo, mas a Direção Nacional da Fasubra tem o firme propósito de conseguir que aposentados tenham os mesmos direitos dos que estão na ativa, a isonomia entre os aposentados e da ativa sempre foi e será defendido pela nossa federação. Para saber mais sobre o RSC acompanhe este vídeo que produzimos para a categoria em https://www.instagram.com/reel/C85Fl4gRFQu/?igsh=c2J5YnQyYmJ3NHk1

Agradecendo a presença de todos e todas no encontro deste mês, queremos saudar a vinda da ex-diretora Izabel de Lima, que agora compõe o grupo de Aposentados da base SinditestPR.

Recém ou há muito tempo aposentados todos são bem vindos aos nossos encontros. Se você conhece mais colegas aposentados convide para o grupo do GT no WhatsApp.

Até o próximo encontro!