A Comissão Interna de Supervisão de Carreira – CIS enviou questionamentos relativos às propostas para os técnicos administrativos em educação, para que as chapas candidatas à Reitoria se manifestassem sobre as propostas para a categoria.
Replicamos aqui os emails que foram enviados pelas chapas e divulgados pela CIS nesta semana.
Perguntas:
Quais são propostas da chapa para a categoria?
E qual o posicionamento da chapa referente ao teletrabalho?
Seguem as respostas na íntegra:
Sunye e Camila – Chapa 3 Movimento UFPR
Prezados e prezadas, membros da Comissão Interna de Supervisão de Carreira.Eu e Camila ficamos felizes por terem nos procurado e nos comprometemos, assim que assumirmos papel dirigente na universidade, agendar reunião com esta comissão para discutir como avançar nos temas e demandas relacionadas aos mecanismos que assegurem o desenvolvimento da carreira dos TAEs. Temos orgulho de ter representantes da CIS da UFPR em nossa campanha, pois nos traz um olhar mais atento ao PCCTAE.É fundamental que a UFPR aprimore e fortaleça a regulamentação interna relacionada ao desenvolvimento do PCCTAE, de modo a garantir tudo o que for necessário para encaminhar a implementação do que foi estabelecido no Termo de Acordo resultante da greve.Em breve teremos material específico para divulgação das nossas propostas de carreira para os TAEs. Aqui estão alguns exemplos do nosso compromisso:a) A UFPR implantou o Programa de Gestão por Desempenho na modalidade de Teletrabalho (PGD-T), nossa proposta é manter esta modalidade de trabalho e melhorar a atual Resolução que orienta as regras e critérios para o PGD-T, de modo a avançar também para implementar o PGD presencial, o qual dispensa a utilização do sistema de ponto eletrônico.b) Estabelecer nova normativa para a regulamentação e ampliação da jornada flexibilizada de 30 horas semanais, de modo que nas unidades em que o PGD-T não possa ser adotado, seja possível o atendimento ininterrupto aos usuários internos e externos por meio da jornada de 30 horas. Nossa proposta é superar os retrocessos que ocorreram com as duas últimas gestões da Reitoria na UFPR.c) Promover oportunidades para que os TAEs tenham acesso aos cursos de pós-graduação stricto sensu e assim possam avançar na carreira, com divulgação dos programas existentes e campanhas para incentivar e facilitar o acesso. Assim como políticas que tornem de fato efetivas as possibilidades de desenvolvimento por meio do Reconhecimento dos Saberes e Competências.d) Estabelecer políticas e regulamentação para que os TAEs sejam reconhecidos não apenas no desenvolvimento de pesquisa e extensão, mas também incentivar a orientação de estudantes na atividade de investigação científica e possibilitar o mesmo para extensão.e) Realizar consulta à comunidade acadêmica para a escolha da Superintendência do Complexo Hospital de Clínicas. Estimular a eleição para escolha das chefias no hospital.f) Retomar e fortalecer o exercício da autonomia universitária por meio da democracia e desburocratização dos Conselhos Superiores. Esta tarefa passa por afirmar e valorizar a contribuição dos TAEs nos órgãos colegiados.g) Unir esforços junto à comunidade acadêmica e seus gestores para avançar no estabelecimento das seguintes propostas: plano de saúde oferecido pela universidade; Creche para atender a comunidade da UFPR; Casa 1 para atendimento à saúde dos servidores, incluindo especialidades; retorno do Refeitório no CHC; infraestrutura adequada para o descanso no CHC; etc.h) Passar o Regimento Interno da CIS nos conselhos, garantindo autonomia e legitimidade.Estes são alguns dos nossos compromissos específicos com os técnicos administrativos em educação. Contamos com o apoio e voto daqueles e daquelas que apoiam o encaminhamento destas propostas.Atenciosamente,Sunye e Camila
Mezzadri e Cristina
Prezados e prezadas, membros da Comissão Interna de Supervisão de Carreira,A Chapa 2 (Avança UFPR!) agradece a CIS pela oportunidade de envio das propostas dedicadas aos servidores técnico-administrativos. Abaixo estão sistematizadas as principais propostas do nosso Programa de Gestão, as quais, em sua elaboração, foram dialogadas com cerca de 200 pessoas, sendo servidores técnicos administrativos, docentes e discentes.Para facilitar a explanação, separamos as propostas em 4 eixos:Eixo 1: Saúde dos Servidores1. Como representante da comunidade universitária, a Reitoria vai liderar um conjunto de providências para manter e ampliar os convênios com operadoras de Planos de Saúde atrativos para toda a comunidade universitária;2. Impulsionar a ação de articulação da ANDIFES, junto ao Governo Federal, pelo aumento do auxílio per capita.3. Restabelecer o Centro de Atenção Integral à Saúde do Servidor – Casa 1, e ampliar políticas de atenção à saúde do servidor da ativa e aposentados também nos campi e setores do litoral e interior, com especial atenção a saúde mental.4. Fortalecer a Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor (CAISS), ampliando as parcerias entre os diferentes campi nas ações de caráter psicossocial e assistência à saúde, garantindo que esses recursos sejam acessíveis a todos os servidores da UFPR.5. Enfrentar a questão da insalubridade como prioridade política máxima da Reitoria.Eixo 2: Qualidade de vida na UFPR1. Implementar o programa “VIVA UFPR” em toda a universidade, incluindo os diferentes campi, com ações integrativas, de promoção à saúde, cultura, esporte, lazer e atividade corporal, valorizando espaços coletivos destinados à convivência e participação na vida universitária, envolvendo discentes, egressos, servidores da ativa e aposentados.2. Ampliar o programa de planejamento aos servidores que se encontram próximos da aposentadoria, com o objetivo de auxiliá-los no enfrentamento dessa nova etapa da vida.3. Realizar atividades permanentes e qualificadas de acolhimento aos recém-ingressos, enquanto momento de aprendizado e cultivo do vínculo de pertencimento institucional.Eixo 3: Organização e Condições de Trabalho na UFPR1. Potencializar a implementação do programa de gestão (Teletrabalho) que se apresenta, diante das novas tecnologias, como uma modalidade que valoriza o servidor, possibilitando maior equilíbrio e qualidade no cotidiano de trabalho, traduzindo em ganhos de produtividade para a Instituição.2. Realizar, em amplo diálogo com a comunidade, um redimensionamento para os cargos técnico-administrativos, a partir de conjunto sistematizado de dados quantitativos bem pelo mapeamento qualitativo de competências dos técnicos administrativos, com vistas ao melhor aproveitamento dos perfis e aptidões dos servidores.3. Negociar continuamente o cumprimento das pactuações dos programas de expansão da UFPR, diante das mudanças de políticas do MEC e possíveis alterações normativas.4. Integrar os sistemas e racionalizar os processos, evitando burocracia desnecessária, simplificando trâmites, melhorando a governança e gestão de pessoas e, em decorrência, facilitando o desenvolvimento das atividades em todas as áreas da UFPR.5. Disseminar os processos comunicativos de modo eficaz, moderno, rápido e direto, com objetivo de informar o servidor de maneira simples, rápida e didática sobre temas de interesse como, no âmbito legal e institucional.6. Dar continuidade às implementações da jornada flexibilizada de 30 horas nas condições previstas e de modo ágil e eficiente.Eixo 4: Formação dos Servidores1. Dar continuidade à oferta do Programa de Formação em nível de Mestrado dos Servidores Técnico Administrativos junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, bem como a partir da luta pela abertura, em 2025, do Mestrado Profissional em Política, Planejamento e Gestão da Educação – PROPPLAGE, que se encontra em análise pela CAPES.2. Articulação de oferta de um Mestrado Profissional em Políticas Públicas.3. Ampliar a política de cotas para ingresso de servidores técnicos nos programas de Pós-graduação.4. Ampliar a política de incentivo ao aperfeiçoamento para os servidores técnico-administrativos, através dos cursos ofertado pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública).5. Implementar processo de articulação, junto ao Governo Federal, para reestabelecer o orçamento antes destinado à área de capacitação para técnicos, que foi reduzido nos últimos anos.Em relação a pergunta direta sobre o Teletrabalho, como salientado no item 1, do Eixo 3 das propostas acimas, reafirmamos que compreendemos o Teletrabalho como possibilidade de valorização do Servidor e de melhoria das condições de trabalho e produtividade.Atenciosamente,Mezzadri e Cristina
Chapa Graciela e Trovon
Prezadas e prezados membros da Comissão Interna de Supervisão de Carreira,Nós, Graciela e Trovon, candidatos a Reitora e Vice-reitor pela CHAPA 01 – UFPR Conexões para o Futuro, lagradecemos o contato e a oportunidade de podermos nos manifestar, enviando nossas propostas específicas para os TAEs.Entendemos como fundamental a escuta e o diálogo com todas as categorias de nossa UFPR e nos colocamos à disposição para aprofundarmos e esclarecermos cada uma das propostas abaixo:– Apoiar a proposta de reestruturação plano de carreira, defendida na última greve, mantendo um canal de diálogo com os servidores;– Promover a cultura do acolhimento, da escuta ativa e dos ambientes democráticos;– Aprimorar o Plano de Gestão por Desempenho (teletrabalho), descentralizando sua aplicação, adequando-o à nova normativa federal, e garantindo a equidade de tratamento aos servidores;– Oportunizar a jornada flexibilizada (30h), e os demais mecanismos previstos na IN 02/2018 – SGP/SEDGG/ME;– Promover ações de capacitação e formação continuada no âmbito da universidade, garantindo igualdade de condições de atendimento dos servidores;– Avaliar coletivamente condições contratuais para um plano de saúde que acolha todos os servidores da UFPR e os empregados públicos da EBSERH, buscando melhores condições para servidores ativos e inativos;– Propor ações de atenção à saúde física, mental e qualidade de vida do servidor, ampliando os serviços das CASAs;– Estabelecer parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, para viabilizar creche que atenda à comunidade da UFPR;– Qualificar a Coordenadoria de Atenção ao Servidor Aposentado, instituída pela Resolução Nº 19/19-COPLAD;– Tornar transparentes as tomadas de decisão no âmbito da gestão de pessoas, construindo soluções participativas às questões sensíveis;– Reestruturar e retomar a proposta da semana do servidor, estimulando o sentimento de pertencimento Institucional;– Promover agenda fixa com os sindicatos e representantes da UFPR, para discutir ações institucionais de diminuição dos conflitos e assédios;– Melhorar as condições de trabalho dos funcionários terceirizados, em todos os setores da UFPR.