Chapa 3 vence consulta para a Reitoria da UFPR

Nesta quinta-feira (19) em segundo turno, a Chapa 3, composta pelo professor Marcos Sunye e pela professora Camila Fachin, foi declarada vencedora na consulta pública realizada para a escolha da nova Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), gestão 2024-2028. O resultado da apuração dos votos foi transmitido pelos canais da UFRPRTV e CPC e envolveu a participação de estudantes, técnicos administrativos em educação, docentes da instituição e empregados públicos da Ebserh.

Com uma campanha pautada pela defesa da inclusão, acolhimento humanizado da sua comunidade, inovação, melhoramento de fluxos processuais, protagonismo da pesquisa e extensão e fortalecimento das relações com à sociedade, a Chapa 3 obteve ampla aceitação entre a comunidade acadêmica, conquistando 61,98% dos votos totais. O segundo lugar ficou com a Chapa 2 e obteve 38,01% dos votos.

Agora, o resultado da consulta será encaminhado ao Conselho Universitário (COUN), que formará a lista tríplice a ser enviada à Presidência de República, responsável pela nomeação oficial do novo reitor.

O colégio eleitoral, de forma presencial, acontecerá no dia 27, próxima sexta-feira e deverá confirmar a escolha da Consulta Paritária.

A consulta pública faz parte da tradição democrática da UFPR desde 1985, embora a decisão final sobre a escolha da Reitoria caiba ao Presidente da República.