Na manhã desta quinta-feira (23), os trabalhadores da Funpar lotados no Hospital de Clínicas (HC-UFPR) se reuniram em uma assembleia geral extraordinária, convocada pelo Sinditest-PR em conjunto com o Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado do Paraná (Senalba-PR).
A reunião deliberativa esclareceu questões sobre o impasse relativo à representação sindical da Funpar. O debate era urgente e necessário para se assegurar uma prioridade do Sinditest-PR e de todos os trabalhadores: a efetivação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019-2020 e a luta pela manutenção dos empregos.
A negociação das cláusulas do documento já está em curso, sob a responsabilidade da comissão que foi eleita pela própria categoria.
O ponto central da assembleia foi garantir que o ACT seja reconhecido sem margens para questionamentos, oferecendo segurança jurídica para todos os trabalhadores que serão abrangidos pela negociação.
Com esse propósito em mente, os participantes da assembleia por consenso decidiriam que a composição da comissão obreira seja complementada por um representante da diretoria do Sinditest-PR e outro do Senalba-PR, que irão participar de todo o processo daqui em diante.
Para o coordenador do Sinditest-PR, Daniel Mittelbach, a decisão foi uma vitória para os trabalhadores e para o sindicato, que vem desempenhando historicamente a defesa dos direitos de todos e todas que atuam na Funpar.
“A assembleia de hoje foi um sucesso. Conseguimos dar os encaminhamentos necessários para garantir a celebração do Acordo Coletivo. O Sinditest-PR se colocou mais uma vez na defesa histórica dos trabalhadores da Funpar — de seus empregos, das condições de trabalho, da melhoria contínua dos processos de trabalho e no combate ao assédio moral dentro do hospital”, explicou Daniel.
Os trabalhadores também conheceram as propostas apresentadas pela nova diretoria do Sinditest-PR:
- Manter a organização histórica dos trabalhadores da Funpar junto ao Sinditest-PR, buscando os meios legais e políticos para garantir a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019-2020;
- Defender a pauta histórica de manutenção dos empregos da Funpar, com a divulgação de todas as informações relativas ao tema;
- Combater o assédio moral e defender a melhoria contínua das relações de trabalho no HC;
- Realizar o Congresso de Reforma Estatutária para reparar o erro histórico, defendendo a inclusão da Funpar no estatuto.
Representação sindical além da questão jurídica
O Sinditest-PR apresentou todos os detalhes das decisões da Justiça que atribuem a representação sindical dos trabalhadores da Funpar ao Senalba-PR. No início da assembleia, o sindicato entregou um informativo a todos os presentes, com um panorama detalhado de toda a situação.
As dificuldades enfrentadas neste momento são fruto de decisões equivocadas tomadas pela gestão da época antes e durante a reformulação do estatuto, o que acabou deixando de fora os trabalhadores da Funpar.
Agora, os trabalhos estão sendo construídos para assegurar a permanência da relação histórica de luta, mobilização e conquistas que existe entre o Sinditest-PR e os funcionários da Funpar.
De acordo com o presidente do Senalba-PR, Marcelo dos Santos, a entidade também está comprometida com esse propósito. “O princípio número um do sindicalismo é a solidariedade. Já houveram muitas conquistas pelo Sinditest-PR que precisam ser valorizadas e há uma cultura de organização junto à esse sindicato que tem que ser mantida, acima de qualquer decisão judicial”, destacou.
O Sinditest-PR irá lutar em todas as vias possíveis para garantir que os trabalhadores da Funpar sejam protegidos e tenham uma representação forte, capaz de promover os enfrentamentos necessários para defender os postos de trabalho da categoria e um ACT que preserve e amplie os direitos.
Confira aqui a galeria de fotos da Assembleia.
Fonte: Sinditest-PR