No dia 31 de março foi realizada Assembleia Geral do SINDITEST para apresentação da prestação de contas de 2014. A Assembleia foi realizada na Sede Social do sindicato, pois a EBSERH/HC está negando aos trabalhadores o direito de realizar assembleias dentro do hospital e não havia salas ou auditórios disponíveis no Edifício Dom Pedro I (UFPR).
Nesta assembleia foi aprovada a prorrogação por mais 60 dias do prazo para a apresentação final da prestação de contas pelo Conselho Fiscal. A prorrogação foi motivada pelo fato de que o antigo contador do SINDITEST, o senhor Ewerton Teixeira, simplesmente desapareceu há cerca de dois meses, levando consigo todos os documentos relativos à contabilidade de 2014 (e de outros anos).
Sindicato aciona polícia para encontrar os documentos em posse do contador
Depois de receber várias notificações do sindicato e deixá-las sem resposta (além de inúmeros telefonemas), estando supostamente residindo em São Paulo, o senhor Eweton Teixeira passou a colaborar com o PT e com o PCdoB, entregando documentos do sindicato para a assim chamada “oposição”. Esse fato foi registrado pelos próprios governistas em vídeo e em notas publicadas no blog de intrigas e campanhas difamatórias comandado por Paulo Adolfo Nitche (Dodô), do PCdoB.
O sindicato registrou essas provas em cartório e entrou com representação pela cassação do registro do senhor Ewerton no conselho de Contabilidade do Paraná, por quebra de sigilo profissional entre outras infrações, e acionou a Polícia Civil com denúncia de furto de documentos e apropriação indébita.
Quando estava quase saindo a ordem judicial para busca e apreensão dos documentos, no dia 30 de março, o senhor Ewerton, depois de dois meses de desaparecimento, finalmente respondeu um e-mail do sindicato avisando que os documentos estavam na casa da sua sogra. O sindicato foi até lá e recuperou parte da documentação, mas já não havia meios de o Conselho Fiscal trabalhar e apresentar a prestação de contas dentro do prazo. Essa ação tinha o claro objetivo de fazer o Conselho Fiscal perder o prazo definido no estatuto.
O contrato com o senhor Ewerton Teixeira foi encerrado no final de 2014, seguindo recomendação da Auditoria interna realizada em 2013. Na ocasião, Ewerton Teixeira se comprometeu a encerrar a contabilidade de 2014, já que o novo escritório de contabilidade não poderia assumir tal responsabilidade. Além de desaparecer com os documentos e colaborar com os agentes do governo, o senhor Ewerton não cumpriu com sua obrigação. Esse é o motivo pelo qual foi necessário prorrogar o prazo da apresentação formal da prestação de contas pelo Conselho Fiscal.
Finalizando a publicação dos dados de 2014
Apesar de tudo, na última edição do Jornal do Sinditest publicamos a prestação de contas de janeiro a novembro de 2014. Faltava apenas divulgar os dados de dezembro e as informações referentes ao Fundo de Caixa dos meses de novembro e dezembro. Confira AQUI.