Em assembleia geral realizada ontem (31), técnicas e técnicos administrativos em educação (TAEs) da base do Sinditest-PR aprovaram por unanimidade as propostas de curto e médio prazo da Fasubra para o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e elegeram a delegação para a Plenária Nacional da Federação, que será realizada no final do mês (30/09 e 01/10). Além disso, foram apresentados informes sobre o processo de implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e o plano de saúde da UFPR.
“Esta semana tivemos uma vitória sobre o plano de saúde, que será apresentado com mais detalhes na próxima Assembleia, que acontecerá terça-feira (05) no Auditório do Setor de Ciências da Saúde da UFPR. Após o feriado, abriremos as assembleias para eleger os delegados e delegadas de base nas Universidades de base do Sindicato”, declarou o coordenador do Sinditest-PR Wilson Messias.
Confira os encaminhamentos:
Propostas de curto prazo
- Step salarial de 5%.
- Piso salarial de 3 salários mínimos.
- Redução do intervalo da progressão por Mérito ou por Capacitação de 18 para 12 meses.
- Aumento dos níveis de Capacitação de 4 para 8.
- Isonomia dos benefícios entre os 3 poderes.
Propostas de médio prazo
- Alterar de 5 para 3 níveis de carreira. Hoje, os TAEs ocupam cargos classificados em níveis A, B, C, D e E. Assim sendo, os níveis A, B e C seriam reestruturados em um único nível; e mantidos os níveis D e E.
- Incentivos à qualificação, com aumentos de até 10% dependendo do grau de formação.
- Contratação de TAEs substitutos aos moldes da contratação de professor substituto.
- Implantação do reconhecimento de saberes e competências (RSC).
“Por conta da nossa conquista na plataforma Brasil Participativo, a reestruturação do PCCTAE começará a ser discutida com o Governo neste mês. Ou seja, agora precisamos manter nossas propostas bem alinhadas e preparados para negociação. Portanto, é fundamental que todos os técnicos e técnicas participem das discussões de carreira e fortaleçam a luta pela valorização dos TAEs”, afirmou a coordenadora Elis Ribas
Plenária Nacional da Fasubra
Foram inscritas duas chapas para eleição de delegados e delegadas de base para a Plenária. A Chapa 1 foi eleita por ampla maioria e a Chapa 2 não atingiu o mínimo de 20% dos votos necessários. Os dois representantes do Sindicato devem ser divulgados nos próximos dias.