Trabalhadores e trabalhadoras da base do Sinditest aprovaram greve para a semana de 12 a 16 de setembro, em assembleia geral realizada nesta quinta-feira, dia 1º, na Reitoria da UFPR. Também foi aprovado bate-volta para Brasília para participação na marcha do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), no dia 13.
Construir greve geral do funcionalismo público foi outro encaminhamento aprovado na assembleia. A delegação de oito representantes eleita na assembleia deve defender essa linha na plenária nacional da FASUBRA, em Brasília, no dia 9.
Paralisação
A semana de greve foi aprovada com o objetivo de lutar contra a retirada de direitos, e fortalecer a caravana a Brasília. O primeiro ato dos dias de paralisação será assembleia geral na segunda-feira, dia 12, às 8 horas, no Anfiteatro 100, no 1º andar do prédio Dom Pedro I, na Reitoria da UFPR.
O ônibus para a capital federal vai sair no dia 12, para chegada no dia 13. A caravana estará de volta a Curitiba na noite do dia 14. As inscrições podem ser feitas no Sinditest até as 12h da próxima terça-feira, dia 6.
União por greve geral!
A assembleia teve início com discussão sobre a conjuntura nacional. Com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, os ataques iniciados pelo governo do PT ganham ainda mais força. O Congresso liderado por Temer deve aprovar medidas conservadoras e reacionárias.
Membros da base e coordenadores e coordenadoras do Sinditest reforçaram que somente a união entre todos os trabalhadores e trabalhadoras pode barrar os ataques monumentais que estão tramitando em Brasília. “Nós detemos a força de produção, e passivos não conseguiremos nada”, afirmou uma das servidoras presente na assembleia.
As maiores ameaças são as reformas trabalhista e previdenciária, o PL 257 e a PEC 241, a Lei da Mordaça (Projeto Escola Sem Partido), a regulamentação da terceirização e os projetos de privatização. É um arsenal de propostas que retira direitos e promove o desmonte da máquina pública.
“Quem está contra nós está junto e organizado. Nós temos que nos unir, participar, vir para as assembleias, fazer greve. Vamos para Brasília engrenados, unidos, para lutar pelos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadoras!”, convocou a servidora da UFPR Maria Lúcia Alves Moreno, uma das delegadas que votará pela greve geral na plenária da FASUBRA.
Informe
A coordenadora de Combate às Opressões do Sinditest, Eliane Graciano, participou do Fórum Paranaense em Defesa do Serviço Público, na quarta-feira (31). No evento foram discutidos meios de barrar os ataques que ameaçam o funcionalismo público. “O próximo Fórum será no dia 21 de setembro, na APUFPR, às 17h30. Todas e todos podem participar”, convidou ela.
Notificação de Paralisação – UFPR, UTFPR, UNILA e HC.
A FUNPAR/HC não vai aderir à greve. Confira aqui a retificação da notificação.
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR.