Estima-se que são diagnosticados mais de 2 milhões de casos de câncer de mama por ano no Brasil, o que o torna um dos quatro tipos de câncer mais comum no país. Apesar da alta incidência deste tipo de câncer, 95% dos casos possuem taxa de cura quando ocorre o diagnóstico precoce, por isso é de extrema importância manter os exames em dia.
O autoexame é uma medida fundamental para se adotar na rotina, pois alguns sintomas ou alterações nas mamas podem ser notadas pela própria pessoa. É um procedimento simples que pode ser feito todo mês. Se posicione em frente a um espelho e observe as mamas com os braços levantados e abaixados, e em seguida os tateie. Repita os movimentos deitada.
Fique atenta aos sinais em seu corpo, se observar as seguintes alterações consulte um médico imediatamente:
- Nódulos na região das mamas ou axilas;
- Tamanho ou formato das mamas diferentes;
- Secreção, sensibilidade ou inversão do mamilo;
- Endurecimento e enrugamento na pele similar ao aspecto de “casca de laranja”
Mas lembre-se que o autoexame é só o primeiro passo, ele não substitui as consultas e exames de rotina com profissionais especializados. Apesar da importância do autoexame, ele não é capaz de diagnosticar o câncer de mama. Ao menos uma vez por ano consulte um ginecologista, e a partir dos 40 anos realize os exames de mamografia. Somente assim é possível detectar precocemente e prevenir o desenvolvimento da doença.