A coordenação do Sinditest-PR se reuniu, no dia 12 de dezembro, com delegados sindicais e membros da base da UNILA, em Foz do Iguaçu. Participaram da reunião os dirigentes Antonio Neris, Eliseu Horta e Ivandenir Pereira.
Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados à organização e à comunicação com a base, assim como os desafios impostos pelo atual estatuto do sindicato. A dificuldade para realização de assembleias híbridas, que combinam os formatos presencial e online, foi um dos principais pontos abordados. Os dirigentes ressaltaram a necessidade de alterações estatutárias para permitir o uso desses mecanismos.
“Todos somos a favor de mecanismos que melhorem a comunicação com a base, como as assembleias híbridas, mas é necessário mudar o estatuto do sindicato para viabilizar isso”, afirmou Antonio Neris, coordenador geral.
Um dos encaminhamentos da reunião foi a decisão consensual de criar uma seção sindical do Sinditest-PR na UNILA. A assembleia para fundação da nova seção está prevista para o dia 25 de fevereiro de 2025.
Além disso, foi acordado que ao menos dois representantes da base da UNILA integrarão um grupo de trabalho, juntamente com outros membros de diferentes bases, para elaborar propostas de modificação do estatuto do sindicato.
A reunião evidenciou o compromisso da coordenação e dos delegados em buscar soluções coletivas para fortalecer a organização sindical e ampliar os canais de comunicação com a base.