Na última sexta-feira, 29, a jornalista Camila de Pauli, integrante da equipe do Sinditest-PR, tomou posse como membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR). Eleita para o triênio 2024-2027, Camila reforça o compromisso com a ética e a valorização do jornalismo profissional no estado.
Confira a reportagem do Sindijor-PR sobre a posse da nova diretoria:
Em ato solene, gestão Em frente, Sindijor! estabelece prioridades para o triênio 2024-2027
A gestão Em frente, Sindijor! promoveu um ato solene de posse na sexta-feira (29/11), na sede do Sindicato, em Curitiba. Além de apresentar as e os integrantes da nova diretoria, conselheiros fiscais e membros da Comissão de Ética, a atividade também contou com atração musical do grupo Outra Pauta, que embalou a noite com canções de exaltação ao empoderamento feminino. Jornalistas, autoridades públicas, representantes de entidades e universidades e ex-diretores do Sindijor compareceram à cerimônia.
A 27ª gestão do SindijorPR é composta majoritariamente por mulheres, o que atende à recomendação definida no último Congresso Nacional promovido pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj). Além disso, a entidade passa a ser presidida pela jornalista Aline Reis, a primeira mulher negra a responder pelo posto máximo no SindijorPR.
Em seu discurso, Aline Reis destacou que a nova gestão tem o objetivo de realizar várias ações em defesa e benefício da categoria. “Nós temos muitos desafios pela frente, muita coisa para ser feita, com alguns desafios também pontuais, para trabalhar questões raciais e de gênero, além de também querermos avançar em relação à reposição salarial”, expressa.
A presidenta também relatou os planos da gestão específicos para os jornalistas que trabalham em assessoria de imprensa. “É uma faceta do jornalismo que infelizmente não vinha recebendo a devida atenção necessária, mas nessa gestão nós vamos olhar pelos jornalistas que atuam nas assessorias de imprensa ou no marketing. Nós queremos aproximar o Sindicato dessas pessoas, que hoje são a maioria entre as diplomadas e diplomados em jornalismo”, assegura.
Também durante o ato, representantes da categoria no interior do Estado, os vice-presidentes da Subseção Campos Gerais, Jeferson Kleiton de Souza, e da Subseção de Foz do Iguaçu, José Roberto Geremias, destacaram a necessidade de ampliar e melhorar a oferta de atendimento aos jornalistas do interior – outra meta a ser buscada pela nova gestão.