Consulta Paritária da UFPR: Segundo turno será disputado entre as chapas Movimento UFPR e Avança UFPR

A comunidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) definiu, após a apuração dos votos na noite desta quarta-feira (11), que as chapas Movimento UFPR (chapa 3) e Avança UFPR! (chapa 2) disputarão o segundo turno da Consulta Paritária para a escolha dos futuros reitor e vice-reitora da instituição. O processo de votação, que durou 43 horas, contou com a participação ativa das técnicas e técnicos administrativos em educação (TAEs), docentes, discentes e além de aposentados (as) e empregados (as) da EBSERH.

A chapa Movimento UFPR (chapa 3), liderada por Marcos Sunyê e Camila Fachin, recebeu 44,03% dos votos válidos, enquanto a chapa Avança UFPR! (chapa 2), composta por Fernando Mezzadri e Cristina Rodrigues, ficou com 29,78% dos votos. Em terceiro lugar, ficou a chapa Conexões com o Futuro (chapa 1), com 26,18% dos votos. Como nenhuma chapa alcançou a maioria simples (50% + 1), o segundo turno está marcado para a semana que vem, nos dias 18 e 19 de setembro.

TAEs, aposentados e EBSERH

A participação dos TAEs, aposentados e empregados da EBSERH foi um dos grandes destaques do processo eleitoral de 2024. Entre os TAEs ativos, a chapa 3 liderou com 1.226 votos, enquanto a chapa 2 obteve 478 votos e a chapa 1, 512 votos. Já entre os TAEs aposentados, a chapa 3 também saiu na frente com 70 votos, seguida pela chapa 2 com 25 votos e pela chapa 1 com 36 votos. Na votação dos empregados da EBSERH, a chapa 3 recebeu 510 votos, contra 418 da chapa 2 e 143 da chapa 1.

“Apesar da nota de repúdio da CPC, que consideramos ridícula e sem qualquer fundamento, distribuímos material explicativo passo a passo sobre como votar e percebemos que muitos trabalhadores do HC enfrentaram dificuldades. Alertamos sobre essa situação, mas não recebemos o retorno esperado”, afirma Antonio Neris de Souza, coordenador-geral do Sinditest-PR. Ele acrescenta que “enfrentamos vários desafios na comunicação e na organização do processo eleitoral. Infelizmente, esses desafios afetaram o andamento das votações e causaram desconforto entre os trabalhadores”.

Além dos desajustes mencionados a comunidade acadêmica enfrentou outros problemas nos dias de votação. “Verificamos uma série de problemas durante os dias de consulta, como links não enviados e senhas incorretas para aposentados. Esperamos que tais problemas sejam resolvidos para não prejudicar os TAEs no futuro”, complementa Ivandenir Pereira, coordenador de assuntos jurídicos.

Segundo turno

Com a votação no segundo turno se aproximando, a expectativa é que a participação da comunidade universitária continue a ser decisiva, com TAEs, aposentados e empregados da EBSERH desempenhando um papel central na escolha dos futuros líderes da UFPR. “A participação dos TAEs reflete o peso e a importância da nossa categoria no processo decisório da UFPR, uma vez que suas escolhas podem influenciar diretamente as políticas de gestão administrativa e hospitalar da universidade”, afirma Neris.

A consulta paritária e a lista tríplice

A consulta pública, além de definir as chapas finalistas, subsidia a atuação da Comissão Eleitoral junto ao Conselho Universitário (Coun), responsável pela composição das listas tríplices enviadas ao Ministério da Educação (MEC). Essas listas definem os indicados para a nomeação dos representantes que ocuparão os cargos de reitor (a) e vice-reitor (a) da UFPR. A sessão para composição das listas está marcada para o dia 27 de setembro.