Começam nesta sexta-feira os debates entre os candidatos à reitoria da UFPR

Nesta sexta-feira, dia 23, terão início os debates entre as chapas inscritas para a Consulta Paritária que definirá o próximo reitor ou reitora e vice-reitor ou vice-reitora da Universidade do Paraná (UFPR). O primeiro debate acontecerá às 15 horas no Auditório da Administração, localizado no Centro Politécnico, no bairro Jardim das Américas.

Ao todo, três debates estão programados. O segundo ocorrerá no dia 29 de agosto, em Palotina, às 10 horas, em local a ser definido. Já o terceiro e último debate está previsto para o dia 05 de setembro, às 16h30min, possivelmente no auditório da Reitoria da UFPR, dependendo da disponibilidade do local.

Cada debate terá uma duração de 2 horas e 40 minutos, dividido em seis blocos. Mais informações serão divulgadas em breve pela Comissão Paritária de Consulta da UFPR (2024) e pelo Sinditest PR.

O primeiro turno o ocorre na terça-feira (10) e na quarta-feira (11) de setembro. Caso nenhum dos candidatos obtenha o mínimo de 50% mais um de votos, haverá segundo turno no domingo (18) e na segunda-feira (19).

Conheça os candidatos:

Três chapas concorrerão compõem o quadro de candidatos à reitoria da UFPR: Avança UFPR, Movimento UFPR e Conexões para o Futuro. O Jornal Comunicação, da UFPR, fez uma breve biografia dos candidatos e as principais propostas de cada uma das chapas. Confira:

Avança UFPR – Fernando Mezzadri e Cristina Rodrigues

Mezzadri é professor titular do curso Educação Física da UFPR e foi pró-reitor de Planejamento e Finanças (Proplan) entre 2017 e 2024. Sua vice, Cristina Rodrigues, é médica do Hospital das Clínicas e atuou como coordenadora do curso de Medicina entre 2014 e 2015. Os professores formam a chapa Avança UFPR, que tem o apoio do atual reitor, Ricardo Marcelo Fonseca.

As principais propostas da chapa são a manutenção dos valores atuais dos Restaurantes Universitários (RU) — R$ 0,50 no café da manhã e R$ 1,30 no almoço e jantar —, atualização contínua dos valores dos Auxílios do Probem e a criação do programa Viva UFPR, com ações de esporte, lazer, cultura e bem-estar aos estudantes da universidade.

Movimento UFPR – Marcos Sunye e Camila Fachin

Principal nome da oposição, Sunye tem como uma de suas principais bandeiras o uso de softwares livres – programas de código aberto que podem ser copiados, usados e modificados pelo usuário. Sunye é vice-coordenador da pós-graduação em informática da UFPR e já disputou as eleições à reitor em 2016. Sua vice, Camila Fachin, é a atual coordenadora do curso de Medicina. Juntos, integram a chapa Movimento UFPR.

Além da utilização de softwares livres, a chapa tem com uma de suas principais propostas e criação do aplicativo Sou UFPR, que deverá reunir horários de aulas e Ônibus Intercampi, canal para comunicação com professores, área para matrículas, acesso a documentos, inscrições de bolsas, cardápio dos Restaurantes Universitários e também apoia a eleição direta para Superintendência do Complexo Hospital de Clínicas.

Conexões para o Futuro – Graciela Bolzon e Alexandre Trovon

A candidatura de Bolzon é a mais inesperada deste ciclo eleitoral, pois advém de um racha na gestão de Ricardo Marcelo – a professora foi vice do atual reitor de 2017 a 2024. Nascida na Argentina, Bolzon é formada em Engenharia Florestal pela Universidade Nacional de Santiago del Estero e está na UFPR desde 1984, quando iniciou seu mestrado em Engenharia Florestal. Seu vice, Alexandre Trovon, é professor do curso de Matemática e atual diretor do Setor de Ciências Exatas da UFPR. Os professores integram a chapa Conexões para o futuro.

Como principais propostas, a dupla defende a criação de um programa de integração para servidores aposentados, desburocratização do acesso à programas de assistência estudantil, ampliar a inclusão de pessoas com deficiência e criar um portal administrativos de gestão universitária para servidores, com mapeamento e fluxogramas de processos.

Fonte: SUCOM/ UFPR