CPC – por iniciativa da APUFPR é escolhido sistema de votação que prejudica a base RJU, EBSERH do CHC e Aposentados(as)

0

A Consulta para Reitor(a) e respectivo(a) vice é o momento mais democrático que há na comunidade acadêmica da universidade. Trata-se de uma conquista democrática a consulta paritária ser organizada pelas três entidades que formam a Comissão Paritária de Consulta – CPC (Sinditest -PR técnicos(as) e trabalhadores(as) EBSERH; DCE estudantes e APUFPR docentes), visto que neste processo o voto tem peso igual para todos que compõem a comunidade acadêmica.

No dia a dia da universidade, técnicos(as) e estudantes, não possuem o mesmo peso nos processos de decisão em relação aos docentes. E vários são os exemplos, é tradição o colégio eleitoral que organiza e vota na eleição para escolha de Reitor(a) e vice respeitar o processo de Consulta Paritária, organizado pelas entidades, porém, no colégio eleitoral (conselheiros COUN e parte de docentes do CONCUR) o voto dos docentes tem 70% de peso, enquanto o voto dos técnicos e estudantes o peso é de cerca de 15% para cada um.

Deste modo, o momento da Consulta Paritária que antecede a eleição no colégio eleitoral é de suma importância, sendo fundamental a participação da categoria, pois é quando podemos efetivamente decidir sobre o futuro da universidade através da escolha entre as candidaturas para Reitor(a) e vice.

Como o Sinditest-PR participa da CPC e dividimos esta responsabilidade com estudantes e docentes na organização da Consulta Paritária, queremos colocar que não concordamos com o formato da eleição como está sendo proposto pela APUFPR que representa os docentes. Entendemos que a escolha da plataforma foi precipitada, pois não houve o devido estudo e amadurecimento quanto as características técnicas dos diferentes sistemas disponíveis e que vem sendo adotados nas universidades. Além disso, a forma de votação escolhida na CPC poderá prejudicar a participação democrática da nossa categoria de aposentados(as) e do CHC, pois o formato proposto dificultará muito participação dos(as) técnicos(as) da ativa RJU, dos trabalhadores(as) da EBSERH, bem como dos(as) aposentados(as).

Em respeito as especificidades da base do Sinditest-PR e a nossa representação na CPC, defendemos que o modelo e a forma de votação sejam revistos e este enorme erro corrigido. Ainda que por meio de um sistema de urna online, é necessário a garantia de uma estrutura física presencial para a votação dos trabalhadores RJU e EBSERH do CHC bem como uma urna para aposentados(as) da nossa base. Assim, não concordamos com o sistema que foi proposto e aprovado apressadamente pela APUFPR na CPC. Pelos motivos expostos os nossos representantes votaram contra esta decisão, tendo solicitado que a posição contrária conste na ata da reunião. Queremos inclusive que a comissão reveja essa decisão após prévia discussão democrática entre as entidades. Questões sensíveis, como a escolha da plataformas de votação na Consulta Paritária e o formato da votação que dificulta a participação da nossa categoria precisam ser discutidas democraticamente.

Compartilhar.

Comments are closed.

X