GT Fasubra Discute Agenda de Eventos Nacionais LGBTQIA+

0

Na terça-feira, 16 de julho, o Grupo de Trabalho Nacional LGBTQIA+, promovido pela Coordenação de LGBTI+ da FASUBRA Sindical, realizou uma reunião online. A coordenação, representada por Luar Santana de Paula e André Nascimento dos Santos, retomou as atividades após o período de greve, compartilhando atualizações obre as ações do CNG e planejando futuras iniciativas.
A reunião contou com a participação remota de Diego Medeiros, Coordenador da pasta de Combate às Opressões do Sinditest-PR e Otavio Costa, técnico da base da Unila.
Em pauta, estiveram a discussão sobre a XVIII Jornada LGBTQIA+ da Aliança Nacional LGBTI+ e o Encontro Nacional LGBTQIA+ FASUBRA.

Diego Medeiros destacou a importância do encontro: ‘Esta reunião foi vital para reafirmar nosso compromisso com o avanço dos direitos LGBTQIA+ em nossas instituições e garantir que nossas vozes sejam ouvidas em nível nacional”.

A coordenação encaminhou as seguintes orientações para as entidades de base:

1. Participação na XVIII Jornada LGBTQIA+ da Aliança Nacional LGBTI+:

Programada para os dias 6 a 8 de agosto, em Brasí­lia, o evento contará com seminários do Programa Atena, atividades LGBTQI+ no Congresso Nacional, sessões de formação para os participantes e reuniões com autoridades para promover e defender os direitos e a cidadania da população LGBTI+ brasileira. Também estão sendo planejadas reuniões com MEC (SECADI), SENAI, SEBRAE e SENAC para discutir a empregabilidade LGBTI+ e o papel do Grupo de Trabalho Nacional LGBTQIA+ da FASUBRA.

 

2. Envolvimento nas Etapas Estaduais que Antecedem a 4ª Conferência Nacional dos Direitos LGBTQIA+:

Convocada em dezembro de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro Silvio Almeida, a conferência tem como objetivo desenvolver diretrizes para o Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania LGBTQIA+ e implementar políticas públicas para combater a discriminações e violações de direitos. A conferência será realizada de 21 a 25 de outubro de 2025, em Brasí­lia. As entidades são  incentivadas a verificar as datas das conferências estaduais e participar ativamente.

Otavio Costa, TAE da base da Unila, ressaltou a importância da participação: “Fazer parte desse diálogo nos permite trazer de volta insights e estratégias crí­ticas para implementar localmente, promovendo um ambiente mais inclusivo para todos.”

 

3.Encontro Nacional LGBTQIA+ da FASUBRA:

Previsto para os dias 13 e 14 de setembro, em Brasí­lia, o tema e a programação do encontro serão finalizados nas próximas sessões do Grupo de Trabalho. O objetivo é envolver representantes das entidades de base na construção de uma agenda coesa.

Diego Medeiros concluiu destacando a urgência dessas discussões: “A urgência em tratar dessas questões no âmbito do Sinditest-PR não pode ser subestimada. Devemos continuar a avançar e garantir que nossos esforços ressoem em toda a nossa base.”

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X