Uso excessivo de redes sociais gera estresse e ansiedade
A criação das redes sociais foi um marco na história da comunicação. Com os avanços tecnológicos, a conexão entre as pessoas — até mesmo em longas distâncias — se tornou instantânea. No entanto, o uso desenfreado desses novos canais, como o WhatsApp, tem gerado uma grande sobrecarga emocional dos usuários.
A sensação de estar online (disponível) a todo momento gera uma expectativa e uma cobrança por um retorno imediato, o que muitas vezes ultrapassa os limites individuais de cada um. Por exemplo, mensagens de trabalho recebidas fora do horário de expediente, e o dilema de respondê-las ou não, podem gerar ansiedade e desgaste emocional. Por outro lado, conversas pessoais durante o horário de trabalho ou estudo podem afetar significativamente o rendimento e a produtividade.
Além da hiperconexão, a comunicação digital carece de fiscalização e moderação. Discussões ásperas em grupos, cyberbullying, vazamento de fotos, propagação de fake news e crimes cibernéticos, como roubo de dados e aplicação de golpes, são práticas cada vez mais frequentes. Portanto, é fundamental estabelecer limites para o uso das redes, a fim de evitar conflitos e violação da privacidade, bem como a dependência dos aparelhos.
Como equilibrar o uso das redes sociais
Para manter o equilíbrio no dia a dia e criar uma relação saudável com a tecnologia, de modo a preservar a saúde mental e o bem estar social, separamos algumas dicas para você pôr em prática na rotina!
- Desative as notificações
Para reduzir a interrupção constante e a quebra da concentração, desative as notificações ou silencie mensagens e grupos não prioritários.
- Desconecte-se regularmente
Promova períodos de desconexão para reduzir a dependência, como nos finais de semana ou feriados, e assim aproveitar melhor o tempo e dedicar-se a outras atividades.- Defina limites de tempo
Estabeleça limites diários ou semanais para o tempo gasto no celular. Use as configurações do dispositivo ou das plataformas para monitorar e controlar o uso.- Reserve horários específicos
Determine momentos do dia para verificar as redes. Evite o hábito de acessar constantemente, sobretudo ao acordar ou antes de dormir.- Dialogue
Lembre que uma comunicação não violenta se faz necessária tanto presencialmente, quanto virtualmente. Não compartilhe notícias sem checar antes, e lembre que as crenças são individuais. Em grupos, precisamos nos basear em dados e manter a conduta emocional dentro de comportamentos gentis porque “Gentileza gera gentileza”.
Saúde mental nas universidades
O Sinditest-PR se mantém vigilante quanto à adoção de políticas efetivas para promoção do bem estar na UFPR, UTFPR e Unila, sobretudo com a implementação do teletrabalho, o afastamento do convívio social e as cobranças de entregas de serviços. Em setembro de 2023 foi sancionada a Lei 14.681, que institui a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação. Desde a sanção, o Sindicato cobra ações concretas das universidades. Confira aqui!